Novidades

Rastreabilidade digital: um aliado estratégico na prevenção e controle de infecções

Enfermera colocando un paquete en autoclave de vapor para esterilizarlo. La trazabilidad digital es una aliada en la prevención de infecciones.

A rastreabilidade tem um papel importante na prevenção e controle das infecções associadas a cuidados de saúde (IACS) e na contenção da propagação de micro-organismos nas instalações.

A saúde como direito fundamental é composta de uma série de etapas que, juntas, trabalham para alcançar a melhor atenção para o paciente. O serviço de saúde procura otimizar o tempo e a qualidade da atenção ao paciente.

Neste sentido, a rastreabilidade digital tornou-se uma ferramenta essencial para a gestão hospitalar, em particular para o controle e a prevenção de infecções hospitalares. O rastreamento de dispositivos médicos e instrumentos cirúrgicos desde sua fabricação até seu uso em um procedimento permite um gerenciamento mais eficiente do processo e a identificação antecipada de fontes potenciais de infecção.

Benefícios da rastreabilidade dos instrumentos cirúrgicos e dos dispositivos médicos

Os sistemas informatizados de rastreabilidade têm um papel importante na vigilância de infecções, pois permitem que sejam tomadas medidas preventivas que melhoram substancialmente a segurança do paciente. Por sua vez, a qualidade do serviço de atenção é melhorada graças a funções como o monitoramento de incidentes e falhas, ferramentas analíticas para o gerenciamento estratégico e rastreabilidade total até o paciente.

A seguir, confira os principais benefícios da implementação desta ferramenta no setor da saúde:

1. Identificação antecipada de dispositivos médicos defeituosos ou mal esterilizados

A rastreabilidade digital permite que os hospitais tomem medidas rápidas para remover os dispositivos médicos defeituosos ou mal esterilizados e impedir seu uso em procedimentos futuros, reduzindo assim o risco de infecções nosocomiais em pacientes. Desta forma, os lotes defeituosos são rapidamente identificados para retirada, e também é possível saber em que estágio da cadeia a falha surgiu.

2. Aumento da eficiência no gerenciamento do estoque

A rastreabilidade digital permite maior eficiência no gerenciamento do estoque de dispositivos médicos e instrumentos cirúrgicos. Isto inclui a rápida identificação dos dispositivos que precisam ser substituídos ou reparados, bem como sua localização e estoque disponível, entre outras funções. O controle de estoque em todo o hospital é um fator chave na hora de optar por um sistema de rastreabilidade. Uma gestão eficiente permite um melhor planejamento das compras. Conseqüentemente, a redução de custos é alcançada: este é um ponto crítico, dado que os instrumentos cirúrgicos estão entre os 5 principais ativos mais valiosos para os hospitais.

3. Rastreabilidade total até o paciente

O acesso aos dados dos procedimentos médicos facilita a rastreabilidade total até o paciente, já que se incorporam ferramentas de gerenciamento para registrar todas as atividades realizadas nos materiais e nos trabalhos hospitalares. Os benefícios da rastreabilidade total até o paciente para a prevenção e controle de infecções são vários:

  • Os processos são centralizados e padronizados, o que é fundamental para alcançar o gerenciamento de qualidade.
  • Dados críticos de segurança do paciente podem ser conhecidos, desde o histórico do dispositivo médico que foi usado em um determinado procedimento, como uma cirurgia específica, até sua trajetória ou localização atual.
  • A rastreabilidade dentro e fora da CME garante que cada etapa seja concluída em tempo e forma, maximizando a segurança do paciente.

4. Melhoria da qualidade da atenção ao paciente

A rastreabilidade digital melhora a qualidade da atenção e a reputação do hospital, reduzindo o tempo de internação e os inconvenientes causados por dispositivos defeituosos.

5. Análise de dados para a gestão

As estatísticas auto-gerenciáveis permitem criar relatórios automáticos sobre processos, qualidade, custos, pacientes e insumos médicos. Por sua vez, as ferramentas analíticas podem ser usadas para identificar padrões e tendências para tomar decisões estratégicas dentro dos hospitais e das clínicas. É uma abordagem baseada em dados que permite às organizações de saúde alcançar uma melhor qualidade de atenção médica através da análise de métricas acionáveis.

Eu quero implementar a rastreabilidade digital em meu hospital

A implementação da rastreabilidade digital requer um investimento inicial em tecnologia e pessoal treinado em seu uso. No entanto, os benefícios a longo prazo na prevenção e controle de infecções justificam este investimento. Na Interlab oferecemos uma solução tecnológica escalável para adaptação em diferentes hospitais, considerando suas necessidades particulares e sendo parceiros estratégicos na gestão do estoque total de instrumentos e dispositivos médicos. Entre em contato conosco para solicitar sua demonstração.