Novidades

Segurança do Paciente: A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica

Cirujanos realizando una intervención quirúrgica utilizando la lista de verificación de la cirugía para garantizar la seguridad del paciente.

A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da OMS surge da  Aliança Mundial para a Segurança do Paciente foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004 para reduzir o dano ao paciente mediante uma atenção cirúrgica mais segura.

A cada dois anos, se formula um novo desafio destinado a promover o compromisso e a ação internacional em um aspecto relacionado com a segurança do paciente que seja um risco importante para todos os estados membro da OMS.

Assim, surge a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da OMS, uma lista de verificação de uma página que os profissionais de saúde em qualquer parte do mundo podem usar para garantir de forma eficiente e rápida o cumprimento das normas de segurança antes, durante e após cada cirurgia.

Lista de Verificacao de Seguranca Cirurgica

A elaboração da lista de verificação é baseada em três princípios que devem ser cumpridos para a implementação bem-sucedida desta ferramenta:

Simplicidade

Uma lista abrangente de normas e diretrizes poderia melhorar a segurança dos pacientes, mas seu uso e disseminação são dificultados pela resistência do pessoal em torná-la parte de sua rotina diária. Como o relatório da OMS menciona, “as medidas sem complicações são as mais fáceis de estabelecer e podem ter efeitos profundos em uma ampla gama de ambientes”.

Amplitude de aplicação

O objetivo dessa guia é poder chegar a todas as partes do globo, dos mais ricos aos mais pobres em termos de recursos, sejam eles humanos ou tecnológicos. Além disso, há falhas regulares que podem ser resolvidas com soluções comuns, mesmo sem a mais recente tecnologia médica.

Mensurabilidade

Deve ser possível medir o impacto da incorporação da lista da OMS, com ferramentas de medição que sejam acessíveis e quantificáveis. 

Cada medida de controle na lista de verificação é baseada em evidências clínicas e opiniões de especialistas que garantem que a inclusão de tal medida reduz a probabilidade de danos cirúrgicos graves evitáveis e é improvável que leve a lesões e custos muito elevados.

Muitas das medidas individuais já são comuns em instituições em todo o mundo, embora raramente sejam totalmente implementadas. A lista de verificação sistematiza as medidas essenciais de segurança a serem seguidas por toda equipe cirúrgica, minimizando assim os riscos evitáveis mais comuns que põem em risco a vida e o bem-estar dos pacientes.

Na Interlab, trabalhamos no entendimento desta ferramenta e a aplicamos a nosso sistema, onde se verifica a totalidade do instrumental, as gazes, os materiais descartáveis e os dispositivos médicos ao início da cirurgia, durante a mesma e ao finalizar, para finalmente concluir com o protocolo de verificação e conclusão segura do ato cirúrgico.

Contate-nos

Para saber mais sobre esta funcionalidade do nosso sistema de gestão e rastreabilidade para a saúde e segurança do paciente, marque uma reunião conosco aqui.